21 de julho de 2009

Nuvens

O Sol tem brilhado todos os dias ainda que as manhãs se apresentem com um nevoeiro intenso e nuvens, muitas nuvens...

São também muitas as nuvens que vejo pairar por cima de muitos que me são queridos.

Sucedem-se histórias de separações, de relações que correm mal, de pessoas tristes, de histórias de vida que não tiveram o final com o qual se sonhou, de casamentos acabados, de sonhos desfeitos.

Pergunto-me se o amor eterno ainda existe. Questiono-me onde anda a Paixão e a vontade de lutar pela vida a dois. Que erros se cometem para acabar com o amor?

Assiste-se hoje em dia ao foram felizes separados para sempre ao contrário do foram felizes para sempre... Será que já não há histórias de amor? Será, por outro lado, que já não se luta por amor?

Acredito que hoje ninguém está disposto ao sacrifício de ser infeliz em prol da instituição casamento. Já não há submissão. Já não há manipulação. Já não há medo do amanhã.

O Amor não tem de ser uma luta constante contra forças, do mal, visíveis ou invisíveis. O amor tem de ser simples. Na sua simplicidade devemos aceitar os defeitos do outro mas não podemos deixar que esses mesmos defeitos, na maior parte dos casos associados a um egoísmo atroz, nos conduzam à infelicidade. O amor é simples se for feliz e só na felicidade se consegue viver o amor.

Somos os principais responsáveis pela nossa felicidade. É a nós que cabe a difícil tarefa de percorrer os trilhos da vida na sua busca. Podemos ir ao seu encontro ou podemos simplesmente permanecer estáticos e talvez daqui a muitos anos quando contarem a nossa história se leia... E foram infelizes para sempre...




Deixando de parte a discussão sobre o valor da vida e/ou da morte não deixo de sorrir ao ler histórias em que nem a morte vence o amor...

"Edward Downes, maestro conceituado, e a mulher Joan decidiram recorrer ao suicídio assistido numa clínica suíça. Ela tinha uma doença terminal, ele não. Um casal inseparável - até na hora da morte." A história completa aqui.



Quanto a mim não se preocupem meus Amigos... Já vi essas mesmas nuvens a pairar sobre mim mas pedi ajuda para as afastar...


7 comentários:

  1. Eu lembro-me que nas vésperas do meu casamento uma amiga da minha irmã teve um comentário que me deixou de boca aberta e a pensar no que é que esta gente anda a pensar do casamento, e foi mais ou menos assim: "...bem, se não te deres bem com o teu marido sempre te podes separar".
    Como é que alguém pode pensar na separação se ainda não se casou???
    Eu sempre penso, e quero, que o meu casamento dure até mais não e já nem sequer consigo imaginar o meu futuro sem o meu mais que tudo.
    Se assim vai ser, não sei, mas vou lutar com todas as minhas forças para que assim seja.

    ResponderEliminar
  2. Eis a Filipinha no seu melhor.
    Positiva, sonhadora e com um elevado sentido prático da vida.
    Gostei muito deste discurso sobre os males dos tempos modernos mas que felizmente, também, serviram para acabar com grandes dramas de mulheres que viveram agarradas a vidas de sofrimento.
    Obrigado pela clarividência.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    foi com maresia nos olhos e o coração ferido que li este seu post.

    Porquê?
    Bom... se eventualmente vier a ler qualquer texto meu, quiçá encontre a resposta.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Adorei este texto! Eu sou uma apaixonada por natureza, o amor move-me, é a mola real, é a vida.
    Estas histórias que aqui conta são comuns, diárias, tristes. E não tem que ser assim, pois não!? Como diz e bem, somos os responsáveis pela nossa felicidade, está nas nossas mãos. O que me impressiona e dói é ver que há quem continue a ser infeliz, quase insiste na infelicidade quando o que quer é ser feliz, é dar o salto que tem de ser dado para conseguir ser quem é na realidade ao invés de ser aquilo que os outros querem ou, se habituaram a ver.
    Como costumo dizer a grande revolução começa cá dentro, começa em nós!
    Eu acredito que o amor pode ser eterno, chamem-me ingénua se quiseram, não me considero, mas acredito no amor, pode ser tão simples não sei porque se complica tanto algo que dá mais vida à própria vida que já é o amor. Quando amamos com verdade devemos lutar sempre, não desistir nunca. Como diz o poeta e eu subscrevo é o sonho que comanda a vida! E o sonho deve ser para concretizar sempre!

    ResponderEliminar
  5. Ana T.,
    Escrever sobre o amor é sempre Lindo!!

    Ana Odete,
    Continue a regar esse amor!!

    Manuel,
    Os seus elogios fazem-me sempre sorrir.

    Sonhadoremfulltime,
    Já li e comentei o seu Blog. Percebo, do que li, o que sentiu ao ler-me.
    Obrigada pela visita e pelo comentário e Volte!

    Luz,
    Antes de mais obrigada pela visita.
    Claro que o Amor não pode ser infeliz. Se há infelicidade então não há amor... E não há qualquer ingenuidade em acreditar no amor eterno. Eu acredito! tal como diz o sonho comanda a vida mas sinto que andamos a perder a capacidade de sonhar.

    ResponderEliminar
  6. Que bom encontrar quem sente como nós este sentir, esta emoção que só o amor consegue.
    Não podemos desistir, temos de continuar a sonhar, a capacidade de sonhar é infinita, por isso há uma palavra que me acompanha desde sempre, até mais que uma, mas esta é de tamanha força que contem todas as outras, a palavra é ACREDITAR, nunca deixar de acreditar, acreditar sempre, com força, com amor.

    ElsaTL
    (Luz/Animadiluce)

    ResponderEliminar

ora diga lá...